Página principal Notícias Comemoração do dia Mundial da Poupança em Amarante

Comemoração do dia Mundial da Poupança em Amarante

25-10-2021

Uma parceria entre a Câmara Municipal e a DECO

Com a pandemia controlada e a atividade económica global a recuperar, o aumento da taxa de poupança dos portugueses, evidenciada desde o início da crise provocada pela Pandemia do COVID-19, terá condições para se manter?

O aumento da poupança das famílias verificado neste período foi em grande parte involuntário e provocado pela diminuição do consumo, sendo mantido preferencialmente em ativos financeiros líquidos, ou seja, em dinheiro e depósitos bancários, mas fez refletir muitas famílias que consideravam não conseguir poupar.

Os tempos disruptivos que vivemos, com a transformação digital acelerada pelo confinamento, em que todos são convocados pelo ideal de sustentabilidade e bem-estar social, colocam-se enormes desafios aos consumidores, nomeadamente perante a oferta de novos serviços financeiros.

O que poderá impulsionar o ajustamento da poupança das famílias para níveis mais prudentes, agora que a recuperação do consumo privado também será expectável?

Inserindo-se no âmbito da comemoração do dia mundial da poupança, no próximo dia 25 de outubro, no âmbito da parceria entre a Câmara Municipal de Amarante (CMA) e a DECO, poderão ser agendadas, durante o período da manhã, consultas presenciais por todos os munícipes interessados, para informação ou aconselhamento financeiro pelo Gabinete de Proteção Financeira da DECO.

No âmbito desta comemoração será proporcionado um espaço em rádio local ERA FM, em que os parceiros DECO e CMA alertarão os ouvintes para a problemática da Poupança e responderão a perguntas de consumidores.

Com esta iniciativa pretende-se chamar a atenção para a importância da poupança ao longo da vida e preparar os consumidores para algumas alterações de comportamento que os novos tempos exigem, baseadas numa maior atenção à informação, para uma tomada de decisão de consumo ou de poupança, mas também de investimento, mais fundamentada e consciente.

Será essencial que as famílias reforcem a atitude preventiva e se preparem para um futuro que cada vez se revela mais incerto, mas que se possam tirar os ensinamentos que a crise pandémica revelou.

De entre a temática a abordar na participação na rádio, dirigido à população em geral, destacaremos a importância de economizar e poupar, de bem gerir o dinheiro e os créditos e controlar as finanças pessoais ou da utilização da ferramenta orçamento familiar, por exemplo.

Dicas e alertas

Daremos, neste espaço, algumas dicas e alertas, com especial enfoque na poupança e investimento:

  • Economizar e poupar. A importância da Poupança;
  • Como podem poupar os agregados familiares com rendimentos baixos;
  • O que fazer com a poupança acumulada. Risco e investimento de acordo com o perfil de investidor;
  • A definição de objetivos de poupança e a gestão do orçamento familiar;
  • A intermediação nos serviços financeiros;
  • O que fazer em caso de fraude ou burla;
  • Oferta de serviços financeiros digitais – Desafios e oportunidades.

Como contactar

Se precisar do nosso apoio no âmbito do protocolo com o Município, deverá contactar o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) que presta apoio ao consumidor, todas as terceiras segundas-feiras do mês, das 09h30 às 12h00, na Casa da Portela. 

Amarante
Casa da Portela, Rua Dr. Miguel Pinto Martins, nº 35
4600-090 Amarante
Horário de atendimento: segundas e quintas |9h30 às 12h00 | 14h00 às 17h00
Tlf. 255 420 233
Tlm. 912 104 857
Fax. 255 420 203
Email. ciac@cm-amarante.pt

AP

Partilhe