
O Banco de Portugal vem alertar para entidades não habilitadas a conceder crédito que atuam, designadamente, através das páginas da rede social Facebook sob o nome Polónio Serviços, onde é indicado o endereço de correio eletrónico poloniobank@gmail.com , “Maria Serviço” e “Maria serviço ampréstimo”, em que é indicado o endereço de correio eletrónico ariaservicoemprestimo@gmail.com, bem como a entidade que atua sob o nome “Maria Manuela Afonso”, não pertencem a qualquer entidade que se encontre habilitada a exercer, em Portugal, a atividade de concessão de crédito ou qualquer outra atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal.
A DECO tem sido alertada por consumidores que nos reportaram a atuação de falsas instituições e intermediários de crédito que prometem acesso a crédito fácil. Na sequência das denúncias efetuadas foi possível à DECO alertar o Banco de Portugal, pois considerávamos estar perante situação altamente lesiva dos interesses dos consumidores.
A situação culminou agora com um alerta do supervisor, que adverte que as entidades Polónio Serviços, “Maria Manuela Afonso”, “Maria Serviço” e “Maria serviço ampréstimo” não estão habilitadas a conceder crédito ou qualquer outra atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal. Para mais informação, poderá consultar o comunicado emitido pelo Banco de Portugal.
A atividade de concessão de crédito ou qualquer outra atividade financeira encontra-se reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal e o acesso à atividade de intermediário de crédito depende de autorização e de registo junto do Banco Central.
Chamamos a atenção dos consumidores particularmente para o facto de o intermediário de crédito não poder receber ou entregar valores relacionados com a formação, a execução e o cumprimento antecipado dos contratos de crédito.
Agradecemos a todos os consumidores que colaboraram connosco e nos apresentaram as suas denúncias, contribuindo assim decisivamente para o alerta ora emitido, o que permitirá evitar que outros consumidores possam vir a ser lesados ou vítimas de futuras fraudes ou burlas.
No seu interesse, ajude-nos a ajudá-lo, reportando-nos situações que considere lesivas dos interesses do consumidor. Não hesite em contactar-nos FALE CONNOSCO AQUI ou para o email: gas@deco.pt.
Mais informação: