Página principal Literacia Financeira ESPAÇO LITERACIA FINANCEIRA O Município de Gondomar e o GPF da DECO promovem a melhoria das competências financeiras da Comunidade Escolar

O Município de Gondomar e o GPF da DECO promovem a melhoria das competências financeiras da Comunidade Escolar

10-04-2019

A literacia financeira dos consumidores continua em níveis muito aquém do desejável.

Com o objetivo de ajudar a comunidade educativa dos vários agrupamentos escolares de Gondomar a melhorar as suas competências na área financeira, a CMG – Câmara Municipal de Gondomar e o GPF da DECO continuam, nestas férias escolares da Páscoa, a desenvolver um conjunto de Workshops sobre literacia financeira, sobre a temática “O essencial da Economia Pessoal”.

São dirigidos, nesta fase, aos Assistentes Operacionais da Escolas de S. Pedro da Cova e Rio Tinto, tendo em vista dar-lhes ferramentas que lhes permitam melhor gerir as suas finanças pessoais e o seu orçamento familiar e adquirir hábitos de poupança, tendo em vista a melhoria das suas competências no exercício diário de uma cidadania mais ativa.

A gestão do dinheiro na família – o orçamento familiar

Ajudando a família a melhor gerir os seus recursos financeiros, uma conta bancária ou pagar as contas ou fazer pagamentos através da utilização dessa conta pode parecer simples, mas para muita gente nem sempre é fácil.

Os serviços financeiros são essenciais para todos os consumidores, mas alguns estão, por diversas razões, excluídos do acesso aos produtos financeiros básicos.

O impacto do crédito no orçamento familiar

Avaliar o impacto de um crédito no orçamento familiar ou saber, aquando da contratação, analisar qual o melhor crédito, seja crédito para compra de habitação, de viatura ou de um telemóvel ou outro, são também temáticas a abordar nestas ações.

Os imprevistos

E ao longo da vida de uma família pode surgir um desemprego ou uma doença, com consequente não pagamento pontual das despesas/dívidas.

As consequências

A penhora, com perda de bens ou de parte do rendimento, ou mesmo da casa de morada de família, poderia muitas vezes ser evitada.

A prevenção e a informação

Preparar o consumidor para tomar decisões financeiras responsáveis e sustentáveis e saber como agir se as contas se complicarem, será também objetivo destes workshops, promovidos por iniciativa da CMG e no âmbito do Protocolo de Colaboração com a DECO.

A proximidade do apoio da DECO numa colaboração com a Câmara de Gondomar

Por força deste Protocolo os munícipes de Gondomar poderão, no Balcão Único ter apoio de proximidade e gratuito em consulta do Gabinete de Proteção Financeira da DECO. Nessa área pode ser fornecida informação e orientação económico-financeira ao consumidor em geral e em particular ao consumidor economicamente desprotegido, bem como ao consumidor sobre-endividado, designadamente:

 

  • Apoio ao Sobre-endividado:
    • Aconselhamento e intervenção extrajudicial.
  • Orientação Económica:
    • Diagnóstico sobre a situação financeira;
    • Orientação para a gestão do orçamento familiar;
    • Orientação para a gestão dos créditos;
    • Informação sobre o acesso aos serviços mínimos bancários;
    • Informação sobre o acesso às tarifas sociais;
    • Informação sobre outros apoios.

Os interessados podem contactar a Câmara Municipal de Gondomar para marcação de consulta, pelo telf.:224 666 500 ou e-mail: gac@cm-gondomar.pt.

Partilhe