Página principal Notícias Eventos MURTOSA PROMOVE A CIDADANIA ATIVA E RESPONSÁVEL

MURTOSA PROMOVE A CIDADANIA ATIVA E RESPONSÁVEL

29-10-2021

No final da tarde do passado dia 19 de outubro, num espaço inusitado mas muito inspirador, o Museu Municipal Comur, na Murtosa, antiga fábrica que é hoje um museu e que revela a história da comunidade em que se insere, na origem e percurso da indústria conserveira Portuguesa, decorreu um workshop promovido pelo CLDS 4G Murtosa, com o patrocínio da C.M. da Murtosa e que esteve a cargo do Gabinete de Proteção Financeira da DECO.


Tratou-se de uma iniciativa no âmbito da recente parceria entre a DECO e o CLDS 4G da Murtosa.

Nesta ação foi possível, de forma informal, com partilha de experiências e de casos concretos vividos pelos participantes, abordar um conjunto de temáticas relacionadas com a poupança, a gestão do dinheiro e dos créditos, bem como do orçamento familiar, ou mesmo de saber como agir no caso de as contas se complicarem, adequando os presentes de um conjunto de ferramentas para os capacitar a encarar o futuro com ponderação e planejamento e permitir-lhes adaptar-se aos novos tempos e a prevenir o endividamento excessivo, através de uma melhor capacitação para poderem enfrentar novas crises que possam surgir.

Perante os momentos de incerteza provocados pela pandemia de COVID-19 enormes desafios se colocam à saúde física e financeira das famílias, mas preparar-se para viver melhor e encarar o futuro com confiança estará nas mãos de cada um, necessitando de tempo para agir, mas sempre fazendo as melhores escolhas e definido objetivos em cada fase da vida, bem como as estratégias para os alcançar.

Comemorando-se em 31 de outubro o dia mundial da poupança , este foi um tema objeto de algum debate, sendo fornecidas dicas úteis para o dia a dia, no sentido do equilíbrio do orçamento familiar.

A DECO pretende com esta e outras iniciativas idênticas e em parceria com as entidades protocoladas, num sentido de proximidade, como é o caso do CLDS 4G Murtosa, apoiar as famílias mais vulneráveis, num esforço conjunto de chegar o mais longe possível na capacitação dos consumidores para quem se dirige o seu trabalho e atividade diários.

O Gabinete de Proteção Financeira da DECO desenvolve a sua atividade na orientação económica dos consumidores e no apoio ao sobre-endividado, mas essencialmente numa ótica de prevenção, informação e formação dos consumidores, na promoção da sua literacia financeira.

AP

Partilhe