
No dia 7 de dezembro a Rede Europeia Anti Pobreza – EAPN Núcleo Distrital de Viana do Castelo, dinamizou a Mesa Redonda “A pobreza extrema e a exclusão social são uma violação dos direitos humanos!”, com o intuito de assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Esta sessão teve lugar na Escola de Educação (ESE) de Viana do Castelo e contou com a presença de oradores de diversas associações e instituições, como a Frente Cívica, Amnistia Internacional, Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho e ainda a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).
Da parte da DECO foi oradora a Drª Natália Nunes, coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira desta Associação. A Drª Natália trouxe temas tão pertinentes como o facto de a pobreza estar muitas vezes onde menos se espera – famílias onde existe um emprego, casa e carro, por exemplo mas existem situações de carência, de privação. Abordou-se, ainda, a importância de não esquecermos esta nova forma de pobreza, tantas vezes escondida, e das consequências que esta poderá trazer.
Consideramos ainda pertinente referir alguns apoios e/ ou medidas existentes que poderão ajudar pessoas e famílias a passar por dificuldades económicas, como é o caso das tarifas sociais da eletricidade, gás e água e dos serviços mínimos bancários que todos os bancos tem de prestar aos consumidores. Ainda que incipiente começa a existir a preocupação com o consumidor economicamente vulnerável.
Tivemos uma plateia atenta preenchida por alunos e professores da ESE, membros de instituições de solidariedade social e comunidade em geral.
Com sede em Lisboa, a DECO tem seis delegações regionais – Minho, Norte, Centro, Ribatejo e Oeste, Alentejo e Algarve. As delegações potenciam uma ação generalizada e concertada da Associação em todo o território nacional, garantido o acesso de todos os consumidores aos nossos serviços.
DECO Delegação Regional do MINHO
Av. Batalhão Caçadores 9, n.º 279,
4900 – 341 Viana do Castelo