Página principal Notícias O Portal das Finanças permite atualizar dados do agregado familiar

O Portal das Finanças permite atualizar dados do agregado familiar

26-01-2018

O Portal das Finanças permite aos contribuintes comunicarem, com efeitos a 31 de dezembro de 2017, a composição do agregado familiar e a identificação matricial do imóvel em que residem.

De acordo com o comunicado das Finanças  “é fundamental que a AT conheça previamente a real situação pessoal e familiar dos contribuintes, pelo que os contribuintes que em 2017 tenham alterado o seu estado civil e aqueles que tiveram filhos devem comunicar no Portal das Finanças essas alterações”.

Os  contribuintes que têm dependentes com guarda , ou seja, o exercício em comum das responsabilidades parentais em regime de residência alternada, devem comunicar essa situação, uma vez que a mesma é relevante, designadamente para a atribuição da dedução fixa relativa a dependentes.

Ora, se os dados não forem atualizados, a AT tomará em consideração os elementos da declaração de IRS relativa a 2016. Donde,  se houver alterações no agregado ou na matriz predial e  estas não forem  comunicadas, o contribuinte não poderá confirmar a declaração automática de IRS e terá de fazer por si mesmo a declaração.

 

Mais Informação:

Portal das Finanças

Portal das Finanças- IRS Agregado Familiar 

 

Não hesite em contactar-nos através do Portal do GAS  (apoio ao sobre-endividado e orientação económica)  ou para os seguintes emails: gas@deco.pt   ou  gas.norte@deco.pt

 

 

Partilhe