
Atualmente, mais de 2 milhões de portugueses têm mais de 65 anos. Nos anos 60, os números rondavam os 700 mil portugueses mas, em 2060 serão mais de 3 milhões.
Os consumidores seniores representam um segmento importante e cada vez maior, da nossa sociedade, da nossa economia, da nossa cultura e das nossas vidas. O atual contexto de crise económica coloca diversas questões no que concerne à forma de assegurar que estes consumidores estão socialmente integrados e gozam plenamente os seus direitos. Contudo estas questões colocam-se, independentemente, da crise económica e representam um grande desafio que é o de todos contribuirmos para um envelhecimento ativo e saudável e promover a melhoria da qualidade de vida através do reforço dos seus direitos enquanto consumidores.
Pelas características especiais inerentes à idade e fragilidades o consumidor sénior encontra-se naturalmente mais desprotegido e vulnerável no mercado. A vulnerabilidade associada à perda da capacidade económica, às fracas competências de literacia financeira, à diminuição de algumas das suas capacidades compromete o exercício da cidadania com sérias repercussões na sua qualidade de vida desta geração.
Reforçar a informação e formação dos consumidores seniores é dotá-los de ferramentas que lhes dão a possibilidade de aceder a produtos e serviços em condições de equidade com a restante população. Para tal é determinante capacitar os consumidores seniores com competências que lhes permitam conhecer os seus direitos, saber como exercê-los com confiança, e fazer escolhas informadas e responsáveis para o que deverão estar munidos de informação facilmente acessível, fidedigna, comparável, atempada e correta.
Nos meses de outubro e novembro a DECO convida as entidades, que trabalham e acompanham os consumidores séniores, a realizar workshops sobre várias temáticas para capacitar esta população com competências que lhe permita conhecer os seus direitos, saber como exercê-los com confiança, e fazer escolhas informadas e responsáveis.
As entidades interessadas em organizar estas ações em conjunto com a DECO devem contactar as nossas delegações regionais.
*
Os temas que vamos abordar:
Módulo II – Alerta: PráticasMódulo I – Saber comprar: Bons conselhos e cuidados a ter nas compras; Enganosas e Agressivas;
Módulo III – Serviços essenciais: Os seus direitos;
Módulo IV – Serviços Financeiros: Cuidados e benefícios para seniores;
Módulo V – Saúde e Bem-estar: Por um envelhecimento ativo;
Módulo VI – Lar doce lar: Os seus direitos enquanto sénior;
Módulo VII – Lazer e turismo: Direitos e benefícios para seniores.
+
Um ferramenta de saber para que o consumidor sénior tenha:
Conhecimento de como pode aceder aos produtos e serviços disponível no mercado;
Informação sobre os seus direitos e como pode exercê-los;
Informação sobre como deve gerir o seu dinheiro;
Capacidade de reconhecer os critérios de escolha subjacentes à seleção e à aquisição dos principais produtos e serviços;
Competência de identificar as entidades a que os consumidores podem reclamar e/ou solicitar informação adicional;
Quando & onde vão acontecer
A DECO convida as entidades que trabalham com a população sénior a realizar workshops disponibilizando 7 temáticas que podem escolher de acordo com as necessidades dos séniores que acompanham.
Estas sessões contam com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores da Direção Geral do Consumidor pelo que a sua realização é gratuita.
As entidades interessadas em organizar estas ações em conjunto com a DECO devem contactar as nossas delegações regionais
Estes workshops informativos são dinamizados por todo o país durante os meses de outubro e novembro.
Outras iniciativas: